Tribuna Site Geral 8 dicas para deixar um site otimizado para SEO

8 dicas para deixar um site otimizado para SEO


ilustração SEO

A otimização de site SEO é uma solução para melhorar seu ranqueamento orgânico, obtendo aumento de tráfego, maior visibilidade à marca, incremento da taxa de conversão de leads e da oportunidade de realização de novos negócios.

Mas, como deixar um site otimizado para SEO? Um dos segredos para isso é adotar boas práticas de otimização de site, como as que apresentamos neste post. Continue a leitura e confira todas!

 

Por que é importante fazer a otimização de site SEO?

A otimização do site é importante porque possibilita que tenha o melhor ranqueamento possível em páginas de resultado de pesquisa.

Isso é fundamental porque o usuário de motores de busca, como o Google, tende a clicar nos primeiros links exibidos em resultados de pesquisa. Portanto, estar nessa posição dá maior visibilidade à marca, além de aumentar o tráfego e captação de leads e novos negócios.

Logo, a otimização para buscadores possibilita que a empresa consiga resultados digitais melhores, com captação de clientes e realização de vendas.

 

8 dicas para otimização de sites SEO

A otimização de sites é feita por meio da implementação de técnicas específicas de SEO on page (na própria página) e SEO off page (fora da página). A seguir, listamos as principais que sua empresa pode adotar:

 

1- Otimize conteúdo

A otimização do conteúdo tem como foco a adoção de técnicas de SEO na própria página, com adequação de texto, imagem, vídeo, entre outros materiais.

Nessa alternativa, é essencial trabalhar com palavras-chave para as quais deseja ranquear bem em resultados de pesquisa, atingindo sua persona com maior assertividade.

Por isso, é muito importante realizar pesquisas de keywords. Nesta tarefa, dá para contar com o suporte de ferramentas como Google Trends, Google Keyword Planner e Semrush, por exemplo.

 

2- Crie URL, title e meta tags

Ao otimizar o conteúdo do site, dê uma atenção especial para as URLs, title e meta tags. No que se refere às URLs, crie alternativas amigáveis, curtas e que contenham a palavra-chave principal.

Já sobre o title, também é importante o uso da palavra-chave, para ranquear melhor. Procure criar um título curto, objetivo e claro, evitando os que são vagos demais.

As meta tags têm como função fornecer dados relevantes aos motores de busca sobre o conteúdo da página, possibilitando uma indexação rápida e correta. Uma dessas meta tags é a meta description.

Recomenda-se criar meta tags personalizadas com a palavra-chave principal, termos complementares e que respeite o limite de caracteres ideal, otimizando corretamente a página.

 

3- Inclua imagens na otimização

A otimização do site para Google de qualidade envolve atenção aos detalhes, o que inclui a adaptação, também, de imagens. Ao otimizá-las é possível identificá-las para motores de busca, indicando o conteúdo abordado.

Por isso, procure incluir as imagens do site em sua otimização com uso da keyword, o que ajudará a atingir um ranqueamento melhor em resultados de pesquisa.

 

4- Conquiste links de qualidade

Links de qualidade ajudam a construir autoridade e também indicam a relevância de seu site, podendo ranqueá-lo melhor em resultados de busca dos usuários.

Para conseguir links de qualidade é importante criar conteúdo relevante. Para isso, invista em uma estratégia de marketing de conteúdo, com criação de persona e materiais que agreguem valor a elas.

Também é possível implementar outras estratégias como parcerias de backlinks (deve ser feita com sites confiáveis), guest posting (criação de posts como convidado) e co-makerting (criação de conteúdo que promove duas ou mais empresas).

 

5- Reduza o tempo de carregamento

Quanto maior o tempo de carregamento da página, maior a chance de o usuário abandoná-la, aumentando a taxa de rejeição, o que dificulta atingir e manter um bom ranqueamento.

Portanto, sempre que possível adote estratégias para reduzir o tempo de carregamento da página ao máximo, para proporcionar uma boa experiência ao usuário e conseguir destaque em resultados de busca.

 

6- Crie sitemap

Trata-se do mapa do site, que indica para os robôs dos motores de busca quais páginas quer indexar. Ao criar um sitemap é possível ter uma comunicação melhor com ferramentas de pesquisa, o que reduz o tempo de indexação e contribui para aumentar seu tráfego.

 

7- Tenha um site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta a qualquer resolução de tela e pode ser visto, sem distorções, em diferentes dispositivos. O Google prioriza sites responsivos, colocando-os em posições de destaque.

 

8- Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que possibilita a divulgação de empresas nos resultados de busca orgânicos e no Google Maps.

Ele aumenta a visibilidade da empresa e dá credibilidade a ela, de modo a maximizar a possibilidade de atrair novos clientes e realizar novas vendas.

Quer implementar essas dicas de otimização de sites para SEO, mas não sabe como? Neste caso, conte com o suporte de uma agência especializada em SEO e garanta melhores resultados!