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Como funcionam as taxas de seguro no Brasil – Tudo sobre

Embora os dados do regulador de seguros privado do Brasil Susep mostra que a indústria automobilística é responsável por cerca de 60% do mercado de seguros do país, apenas cerca de 27% dos carros no país são realmente protegidos. Reveja algumas das taxas de seguro e opções de cobertura abaixo.

Taxas De Seguro

Como a maioria dos lugares ao redor do mundo, as taxas de seguro são determinadas pelo perfil do veículo e do motorista, bem como o local onde o carro está sendo mantido.

As taxas são mais elevadas para carros desportivos e para aqueles que têm Acessórios de veículos, tais como rodas de liga, Luzes de nevoeiro, e outros como eles atraem ladrões e carjackers. Carros brasileiros funcionam com gasolina, diesel, etanol e gás natural, mas o tipo de energia utilizada não afeta diretamente as taxas

Basicamente, quanto mais provável o seu carro será roubado, maior o seguro. A maioria dos brasileiros está mais preocupada com o roubo do carro do que com um acidente.

No entanto, isto não significa necessariamente que os automóveis caros têm taxas de seguro mais elevadas per se. O seguro do Volkswagen Gol, um dos carros mais baratos do Brasil, é bastante caro em relação ao valor do carro devido ao valor de suas peças no mercado negro.

Outros fatores que influenciam o preço é onde o veículo está sendo mantido. Está estacionado numa garagem, na rua, em casa, no trabalho ou na escola? Carros com garagens são obviamente mais seguros.

O código postal registrado para o carro – localmente conhecido como CEP-também reflete o preço, mas isso é mais devido ao perfil dos motoristas na área do que o crime na área.

Características do motorista que afetam as taxas são a idade, sexo, experiência de condução, o número de quilômetros percorridos todos os meses, eo número de pessoas para usar o veículo, e o histórico de acidentes de carro.

Tipos de políticas

Seguro completo: protege o veículo contra incêndio, roubo, colisões e outros riscos, com cobertura total ou parcial, e normalmente inclui proteção de terceiros. É geralmente mais caro do que outras opções, com o prémio aumentando com veículos mais velhos.

Seguro básico: oferece proteção contra roubo. Algumas seguradoras oferecem esta cobertura com a instalação de um sistema de rastreamento de veículos em troca de oferecer mais cobertura, como a proteção total perdida em caso de colisão. Os clientes só são compensados se o carro for roubado e não encontrado ou se danos equivalentes a mais de 75% do valor do carro ocorre.

Seguro Popular: foi introduzido no final de 2016 para ajudar os motoristas sem dinheiro a lidar com a crise econômica. Envolve uma cobertura de colisão parcial da qual os pares de veículos podem ser feitos com peças remodeladas. Isto é oferecido por empresas como Azul e Tokio Marine.

Para reduzir as taxas, alguns motoristas também procuram um seguro modular, simplificando ainda mais a sua protecção, optando por não receber assistência 24 horas ou apenas ser coberto em caso de roubo.

Seguro de terceiros: cobre danos materiais, corporais e morais a terceiros. Isto poderia incluir bens como carros, paredes, postes e outras pessoas, para incluir pedestres, bem como motoristas.

Seguro de acidentes de passageiros: em caso de morte acidental ou incapacidade permanente dos passageiros no interior do veículo. Esta cobertura é muito importante para aqueles que dão passeios para as pessoas e necessário para aqueles que trabalham como um táxi e Motorista Uber.

Seguro DPVAT: é um seguro obrigatório do Estado que beneficia as vítimas de acidentes de trânsito. É pago anualmente, juntamente com o imposto de propriedade sobre veículos pessoais IPVA.

Tracker suportado Seguro: oferece seguro de roubo de carro de baixo custo, juntamente com a instalação de um dispositivo de rastreamento de carro. Isto geralmente significa que 100% do valor do carro – conforme definido na tabela de preços do veículo Fipe do Brasil – é reembolsado em caso de roubo ou carjacking.

Além de uma taxa de instalação de rastreador de cerca de 300 reais, os prêmios começam em cerca de 70 reais/m e podem chegar a 120 reais/m na cidade de São Paulo. Geralmente, este seguro é oferecido para carros não mais de 20 anos de idade e para aqueles que são avaliados em não mais de 60.000 reais.

Este tipo de seguro é geralmente a opção mais barata para um motorista com um perfil de alto risco, o que significa um jovem motorista com um carro velho que vive em uma área com muitos roubos de Automóveis e usa o carro muito.

Na esteira da crise econômica do Brasil de 2015-16, muitas das companhias de seguros locais têm oferecido este serviço, incluindo o seu maior, Porto Seguro, que decidiu entrar neste segmento no segundo semestre de 2016.

Os fabricantes de equipamentos também se posicionaram no mercado, formando parcerias com companhias de seguros. Um deles é a empresa local Ituran, que se uniu à Liberty Cardiff, Mapfre e QBE.

Seguros De Frota

Existem basicamente dois tipos de seguros de frota automobilística no Brasil, sendo grupos de Afinidade e políticas coletivas.

Para grupos de afinidade, o seguro pode ser contratado pelo empregador ou por uma associação constituída que trabalhe exclusivamente para os empregados de uma empresa. Como tal, outros tipos de associações, tais como sindicatos e cooperativas, não são elegíveis.

O prémio é normalmente pago directamente pelos empregados. A política, no entanto, poderia incluir veículos pertencentes ao empregador.

Quanto às apólices colectivas, que são simplesmente conhecidas como seguros de frota, cobre veículos do mesmo proprietário, quer se trate de uma empresa ou de um indivíduo. Os terceiros que prestam serviços exclusivamente aos segurados também podem ser abrangidos pela apólice.

Quando o seguro é contratado por uma empresa, a apólice poderia fornecer cobertura para carros propriedade de diretores da sede, subsidiárias ou afiliados legalmente reconhecidos.

Finalmente, os segurados também é permitido incluir novos veículos que foram comprados, alugados ou alugados, mediante o pagamento do prémio correspondente.