Tribuna Site Geral Marketing digital x Inbound marketing: qual a diferença?

Marketing digital x Inbound marketing: qual a diferença?


A imagem mostra de forma simplificada um pouco sobre o Marketing Digital e também mostra um pouco sobre o Inbound Marketing

Se você está em busca de estratégias de como alavancar o seu negócio, é essencial entender a diferença entre marketing digital e Inbound marketing. Apesar de parecer tudo a mesma coisa, existem várias diferenças importantes que impactam diretamente os resultados das suas campanhas. Vamos entender o que é cada uma dessas estratégias.

O que é marketing digital? É um conjunto de estratégias, aplicadas a comunicação da empresa no meio digital, com o intuito de divulgar, comercializar um produto ou serviço. Além disso, é possível estabelecer a autoridade e o reconhecimento da marca no seu nicho de atuação.

O que é inbound marketing? Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia visa promover sua empresa através da criação e do compartilhamento de conteúdos voltados para o seu público-alvo. Para isso, usa algumas ferramentas como blogs, vídeos, e-books, podcasts, newsletter, SEO, e-mail marketing, entre outras. Além disso, diferente do marketing tradicional que sua empresa vai até o seu cliente, no Inbound marketing é o cliente que vem até sua empresa.

A imagem mostra de forma simplificada um pouco sobre o Marketing Digital e também mostra um pouco sobre o Inbound Marketing

Como diferenciar as suas estratégias?

O marketing digital funciona como um grande plano de ações e táticas maiores, que vai abrangendo técnicas menores para que em conjuntos atinge os objetivos determinados. No caso, dentro dessa estratégia maior, o Inbound marketing seria responsável por captar leads. Para que durante a etapa de funil de vendas eles sejam transformados em comprados e depois em promotores, esse seria o conceito do Inbound marketing.

Em conjunto, outras estratégias como o SEO, são aplicadas para potencializar os resultados da sua empresa! No marketing digital tudo funciona como uma grande teia, que interliga, várias ações para resultar em um único objetivo!

Para definir tais estratégias que faram parte do conjunto, existe uma série de estudos, pesquisas e entrevistas que devem ser feitas pela agência de marketing digital. Entre as principais que podemos citar, a definição da persona, das dores e das vantagens que seu produto tem em relação aos concorrentes. Afinal, é preciso entender o que seu público-alvo busca, quais são suas dores e como o seu produto resolve tais questões. Aliás, também preciso entender como o seu produto se diferencia dos demais e se isso não acontece, é importante fazer algumas alterações.

 

Alguns motivos para investir nessa estratégia

Além do que já falamos aqui, existem outros motivos para investir em inbound marketing.

  • Aumento do retorno sobre investimento: para criar conteúdo de qualidade não requer investimentos altíssimos. Além disso, o conteúdo criado continua disponível na internet por um período indeterminado e continua atraindo clientes para o seu negócio!
  • Visibilidade: ter uma estratégia digital, combinada com SEO, pilares do Inbound marketing e bons conteúdos que solucionem as dores da sua persona. Permitem que você chegue ao topo dos resultados de busca do Google e gere mais visibilidade e autoridade para sua empresa.
  • Leads qualificados: são pessoas que tem um real interesse no seu produto ou serviço, quanto mais leads qualificados sua empresa atrair, maiores são as chances de vendas.
  • Redução no Custo de Aquisição de Cliente: essa métrica é essencial para a saúde do seu negócio, o Inbound é uma das estratégias de marketing que tem o custo pode cliente mais baixa!
  • Poder de análise: assim como outras estratégias online, com as ferramentas certas, a agência de inbound marketing pode analisar o comportamento da sua pessoa, o alcance das suas publicações e quais conteúdos geram mais engajamento.

Esses são apenas alguns dos muitos motivos que respondem ao porque investir em Inbound marketing!

 

Faça Inbound marketing da maneira certa

Como falamos anteriormente, investir em Inbound marketing é uma das melhores estratégias para sua empresa ganhar autoridade e aumentar visibilidade. Entretanto, começar uma estratégia não é algo tão simples. Então, por onde começar uma estratégia de Inbound marketing?

Primeiramente, é preciso definir qual é o perfil do lead qualificado para o seu negócio. Depois, é preciso listar os canais onde é possível encontrar esses leads e quais conteúdos tem maiores chances de atrai-los.

Após esses passos, é preciso identificar as reais necessidades e se seu produto realmente resolve um problema ou uma dor desse lead. É preciso entender também o que diferencia o seu produto dos demais concorrentes.

Com essas informações em mãos, é o momento de montar um plano editorial para criação dos conteúdos. É preciso definir cada conteúdo levando em consideração todas as etapas do funil de vendas. Por fim, é preciso fazer a divulgação desse conteúdo nos canais determinados! Mas, o trabalho não para aqui, ainda é preciso analisar as campanhas e com bases nesses resultados revisar a estratégia usada.

E esses também são alguns dos motivos do porquê contratar uma agência de Inbound marketing. É preciso, profissionais da área para fazer todo esse levantamento, e construir uma estratégia que realmente seja eficiente! Agora que você descobriu a diferença entre marketing digital e porque investir em Inbound marketing, o que está esperando para posicionar sua empresa no mundo digital? Acesse o site da Muito Mais Digital e saiba mais sobre marketing digital e Inbound marketing.