Tribuna Site Dicas Sucesso de campanhas do Detran SP na conscientização sobre acidentes de trânsito

Sucesso de campanhas do Detran SP na conscientização sobre acidentes de trânsito



Os acidentes de trânsito são atualmente a principal causa de morte no Estado de São Paulo e a segunda no Brasil – atrás de homicídios. No Brasil, 118 pessoas morrem todos os dias em acidentes de trânsito. É como se um Boeing 737 caísse todos os dias. A cada ano, há 43.000 mortes (21 por 100.000 habitantes) e 5.700 em São Paulo (13 por 100.000 habitantes). Um cenário a enfrentar e também uma preocupação internacional.

Em 2011, o tema ganhou um contexto global com a década de ação para a segurança rodoviária, período de 2011 a 2020 estabelecido pelas Nações Unidas para chamar a atenção para a violência no tráfego. Inspirado pela ONU, o governo de São Paulo criou em 2015 o Movimento Paulista para a segurança do tráfego – que reúne várias agências estatais, incluindo DETRAN SP e sociedade civil – precisamente para reduzir essas taxas trágicas

As taxas alarmantes fizeram com que não somente o estado de São Paulo entrasse na onda de destinar as verbas do Drtran para programas de conscientização ao trânsito. Muitas delas você pode conferir em: detran.inf.br

Programa de conscientização

  • Usar as redes sociais para estimular a discussão sobre um tema que poucas pessoas gostam de falar: segurança do tráfego;
  • Promover a educação para o tráfego, centrando-se nos jovens, a principal população envolvida em acidentes de viação;
  • Incentivar os utilizadores da Internet a tornarem-se “inspectores” das violações.
  • Envolver a sociedade no debate e posicionar positivamente a instituição

Ideias de ação do Detran SP

DETRAN SP iniciou ações educacionais em suas redes sociais para alertar sobre comportamentos de risco e reforçar os bons comportamentos. Os conteúdos utilizam a linguagem informal das redes sociais e procuram chamar a atenção para os riscos causados por atitudes como falar ao telemóvel durante a condução e não USAR cinto de segurança.

Sem um orçamento específico e aproveitando um trabalho digital para abordar a sociedade, consolidado ao longo de quase quatro anos, procuramos envolver a sociedade, condutores de veículos ou não, na preocupação com a segurança do tráfego.

Então, em junho de 2016, A primeira celebridade Blitz abordou a personalidade da TV Angélica, que apareceu usando seu celular enquanto dirigia seu carro em um programa de TV “Estrelas”. Um post publicado na página do DETRAN SP no Facebook tornou-se visível, transcendendo este canal. A mensagem bem animada convidou os fãs de Angélica a alertá-la sobre uma das principais violações de trânsito cometidas por motoristas brasileiros parodiando uma velha canção dela. Celebridades Débora Nascimento, Mariana Weickert, Luana Piovani, Anitta, Mara Maravilha, MC Biel, entre outros, também foram alvo do ataque das celebridades. Para além da estratégia digital, a provocação à imprensa garantiria uma ampla comunicação espontânea à instituição.

Resultado

Juntos, ações envolvendo celebridades superaram 1 milhão de pessoas nas redes sociais de uma forma orgânica, com mais de 100 mil cliques, comentários reações e ações. Como este canal é usado por jovens – 63% dos fãs do DETRAN SP Facebook página são de até 34 anos de idade, as mensagens de atingir os públicos mais vulneráveis a acidentes: de acordo com dados da São Paulo de Segurança no Trânsito Movimento, 24% das vítimas fatais de acidentes no Estado estão entre os 18 e os 29 anos de idade; Entre os motociclistas, 38% pertencem a este grupo etário; E em 60.5% dos casos, os jovens são os condutores de veículos. Na mídia tradicional, 428 relatos sobre a blitz foram transmitidos e dois sobre a própria ação de comunicação.

Além de inspirar outras agências de trânsito, a ação mobilizou os próprios internautas para se tornarem “inspetores” de violações. A consciência adquirida é fundamental para reduzir os acidentes.

No total, houve:

  • 432 relatórios
  • 1.001.577 pessoas chegaram organicamente na página de Facebook de DETRAN SP
  • 103.418 reacções, comentários, acções e cliques