Tribuna Site Geral SEO: Origens e significado do nome

SEO: Origens e significado do nome


Imagem com escrita "SEO" e notebook ao fundo

Empresas e pessoas que possuem site tem um objetivo em comum: fazer com que mais pessoas cheguem até ele e acesse seu conteúdo. Isso porque o site é a porta de entrada para muitos negócios e isso fez com que a importância do SEO aumentasse em cada página.

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Buscas. Ele é um conjunto de técnicas para sites, blogs e páginas na internet que visa melhorar o posicionamento orgânico no Google, gerando conversões e melhorando os resultados para o negócio.

Essas técnicas fazem seu site ter um melhor posicionamento, ou seja, o Google oferece uma preferência por suas páginas, deixando nas primeiras posições de pesquisas orgânicas com palavras-chave sobre o tema relacionado.

Neste texto, vamos compartilhar a história do SEO e os principais benefícios que esta técnica oferece.

História do SEO

O primeiro buscador da internet Architext (que se tornou o Excite) surgiu em 1993, mas devido ao sucesso, novos sites semelhantes também apareceram, como o Yahoo em 1994 e o Google em 1997.

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Bin com o objetivo de ser uma ferramenta de busca de larga escala e organizar a internet através de links para determinar a relevância das páginas, de acordo com a busca do usuário. A ideia foi inspirada no meio acadêmico quando um artigo ou pesquisa científica que recebe citações de revistas e artigos de outros autores, especialmente os que têm melhor reputação, são considerados mais confiáveis.

Seguindo essa lógica, o PageRank foi desenvolvido: uma métrica de 0 a 10, criada por Lary Page e calculada pela quantidade e qualidade de links que recebe.

O termo SEO, de acordo com o Search Engine Land, foi mencionado pela primeira vez no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner. O termo surgiu em uma conversa sobre posicionamento do site da banda Jefferson Starship em sites de buscas.

Eles notaram que ao incluírem mais palavras-chave com o nome da banda no conteúdo do site, ele voltou para a primeira posição. Por isso, Bob e Lelando chamaram a técnica de Search Engine Optimization.

Popularização do Google gera mudanças

Até a popularização do Google, as ações de SEO eram apenas o envio do site aos buscadores e otimização on-page, como a inclusão e repetição de palavras-chaves no conteúdo. No entanto, com a popularização com a Google, os profissionais de SEO deram mais atenção para as métricas de links, importantes para o buscador.

Foi desta maneira que surgiram as estratégias de link building, explorando técnicas legítimas para obtenção de links, focadas somente em melhorar a avaliação do site, independentemente da qualidade.

Entretanto, em 2000 foi a Google Toolbar foi lançada para o Internet Explorer, que mostrava o PageRank dos sites de 0 a 10. Isso fez com que as técnicas de link building fossem mais mensuráveis e populares.

No mesmo ano o Google Ads foi lançado, incluindo resultados patrocinados nas pesquisas. Saiba que os anúncios pagos são os primeiros que aparecem nos resultados do Google e de outras ferramentas do Google.

Quais são os principais benefícios do SEO?

O SEO é uma das estratégias de marketing digital usada para alcançar potenciais clientes. Veja abaixo alguns benefícios que ele oferece:

Encontro do seu site com seu público

As pessoas pesquisam diferentes temas todos os dias, inclusive seu público-alvo, e ao aplicar as técnicas de SEO, você possibilita que essas pessoas encontrem seu site.

Divulgação sem barreiras

Antes da transformação digital e do marketing digital, as empresas faziam marketing de maneira limitada utilizando anúncios em revistas, jornais, rádio e televisão, por exemplo.

No entanto, a internet quebrou essa barreira e permitiu que a empresa fosse encontrada por pessoas do mundo todo.

Estratégia

O SEO nunca para de trabalhar e isso é uma grande vantagem, se comparada com diversas estratégias de marketing. Ele não é algo pontual, pois garante Retorno sobre o Investimento (ROI) ao gerar resultados nos mecanismos de buscas.

Autoridade, confiança e credibilidade para a marca

As pessoas costumam confiar nos resultados do Google ao posicionar determinados sites em suas páginas de resultados. Se uma empresa sempre aparece para as pessoas quando elas realizam suas pesquisas com palavras-chave, isso faz com que elas considerem a organização como referência para um tipo de produto ou serviço.

Saiba que uma boa estratégia de SEO deve priorizar uma boa produção de conteúdo para gerar valor aos usuários que possuem interesses em determinadas áreas e assuntos.

SEO local

O seo curitiba pode ajudar sua empresa a estar posicionada no Google gerar mais resultados para seu site, transformar seu negócio em uma autoridade e até mesmo gerar mais vendas. Essa estratégia pode ser usada para melhorar seus números na internet e mostrar ao público que sua empresa está ali e pode ajudar com os temas da sua área.  

Fale com a MMD e saiba como posicionar sua marca no maior buscador de pesquisas do mundo!